Orçamento de Marketing: O Guia Completo para Pequenas e Médias Empresas

Todas as empresas, independentemente do tamanho, precisam ter um Orçamento de Marketing. Utilizar um orçamento como ferramenta de gestão empresarial é essencial para evitar gastos desnecessários e, eventualmente, causar um rombo no caixa!

Aqui você vai encontrar um Guia Completo para te ajudar a se familiarizar com o orçamento de marketing, pensar nas suas despesas e, a partir de um exemplo, saber tudo o que precisa para criar seu primeiro Orçamento de Marketing! Vamos lá?

O que você vai encontrar neste artigo:

Pessoa olhando um quadro com um planejamento anual. Texto na imagem “O que é orçamento de marketing: O orçamento de marketing prevê as despesas relacionadas às ações de marketing programadas no ano.” Lá Vai Ela -consultoria de marketing Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O Que é um Orçamento de Marketing?

Um orçamento de marketing é um plano financeiro que define quanto uma empresa pretende gastar em suas atividades de marketing ao longo de um determinado período, geralmente um ano. Este orçamento inclui todas as despesas relacionadas à promoção dos produtos ou serviços da empresa – como por exemplo publicidade, campanhas em redes sociais, criação de conteúdo, eventos e outras ações que impactam nas finanças. 

Um dos componentes de uma consultoria de marketing especializada, ele é uma ferramenta essencial para ajudar empresas a planejarem suas estratégias de marketing de forma eficaz. Um orçamento bem definido garante que os recursos sejam utilizados de maneira otimizada e alinhada aos objetivos de negócio.

Dois profissionais analisando o orçamento de marketing. Tem uma caneta na mão apontando para um gráfico sobre a mesa. Tem tudo sob controle. Texto na Imagem: “Por que usar Orçamento de Marketing: Planeje com assertividade; Alinhe as ações aos objetivos de negócio; Controle os gastos da empresa; Meça o retorno sobre o investimento.

4 Motivos para ter um Orçamento de Marketing

Usar o orçamento como ferramenta de gestão financeira é fundamental por diversas razões. Estas são as 4 principais vantagens de investir o seu tempo planejando os gastos de marketing:

1-Planejamento e Estratégia

Um orçamento bem definido permite que você planeje suas ações de marketing de maneira estratégica. Sem um orçamento que facilite o controle das finanças, é fácil gastar de forma impulsiva e ineficaz, sem saber se os investimentos estão trazendo o retorno desejado.

2-Controle Financeiro

Com um orçamento, é possível monitorar e controlar os gastos, evitando surpresas desagradáveis e garantindo que as finanças da empresa estejam sempre em ordem ao investir em marketing.

3-Medição de Resultados 

Ao definir um orçamento, você pode medir o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas de marketing, identificando o que funciona e o que precisa ser ajustado.

4-Alinhamento aos Objetivos de Negócio

O orçamento de marketing deve estar alinhado com os objetivos gerais da empresa. Isso assegura que os esforços de marketing sejam direcionados a alcançar metas específicas, como aumentar as vendas, melhorar a visibilidade da marca ou expandir para novos mercados. Se você ainda não tem isso bem definido, pode ser uma boa ideia começar por um diagnóstico empresarial

Mas não se esqueça: marketing é muito mais do que fazer imagens bonitas e postar conteúdos nas redes sociais. Além de um orçamento bem definido, ele requer inteligência de mercado e um profundo conhecimento dos pontos fortes do seu negócio! 

Se você ainda precisa se sentir mais preparado para investir no marketing da sua empresa, confira os 8 conselhos da mentora de marketing.

Infográfico despesas de marketing- exemplos. Impressão gráfica, Brindes, Publicidade, Agência de Marketing, Influenciadores, SEO, Relações públicas, E-mail marketing, Eventos e feiras, Website, Consultoria, Sistemas e softwares

Exemplos de Despesas de Marketing para criar um Orçamento

Ao criar um orçamento de marketing, é importante considerar todas as possíveis despesas que vão impactar nas finanças da empresa. Este é o primeiro esboço que você precisa fazer na hora de criar o seu orçamento de marketing: listar todas as ações previstas no seu plano de marketing e/ou planejamento estratégico. Considere as despesas que você já tem e as que pretende incluir. Além disso, não esqueça que algumas são fixas, ocorrem todos os meses, e outras são pontuais. Se quiser ajuda nesse processo, pode ser uma boa ideia contratar uma consultoria de marketing. 

Exemplos de despesas que costumam aparecer em orçamentos de marketing:

1. Impressão gráfica

Envolve materiais impressos, aqueles que se pede para fazer em gráficas. Podem incluir itens básicos como cartões de visitas, papelaria, banners e até placas e fachadas.

2. Brindes

A empresa pode dispor de brindes para recompensar clientes, estimular vendas em períodos específicos do ano ou até dar para a própria equipe.

3. Publicidade

Gastos com anúncios pagos em portais, revistas, rádio, outdoor e plataformas como por exemplo Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads, entre outros.

4. Agência de Marketing

Contratação de terceiros para planejar, executar e gerir ações de marketing, como, por exemplo, fazer a gestão dos perfis da empresa nas redes sociais.

5. Influenciadores

Pagamentos para influenciadores promoverem produtos da empresa com a sua audiência, geralmente nas redes sociais.

6. SEO (Otimização para Motores de Busca)

Custos relacionados à otimização do seu site para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.

7. Relações Públicas

Esforços ativos para que a empresa saia na mídia. Para isso é preciso a contratação de uma empresa ou profissional de RP.

8. E-mail Marketing

Investimentos em planejamento, produção e disparo de mensagens de e-mail marketing para uma lista de contatos da empresa.

9. Eventos e Feiras

Despesas relacionadas à participação em feiras de negócios, conferências e eventos de networking.

10. Website

Investimento no desenvolvimento e despesas com a hospedagem e a manutenção do site da empresa.

11. Consultoria

Gastos com consultores de marketing para planejamento e acompanhamento da estratégia junto aos gestores da empresa.

12. Sistemas e Ferramentas

Despesas com o conjunto de sistemas, softwares e ferramentas de apoio às atividades de marketing, como, por exemplo, CRM, agendamento de posts, monitoramento de indicadores de desempenho, sistema de e-mail marketing, etc.

Fazer uma lista de despesas para os próximos meses ou ciclo anual é uma ótima forma de começar a visualizar o que deve ser incluído no seu orçamento de marketing. Aliás, não se esqueça também de tomar decisões importantes de gestão empresarial nesta fase: os conteúdos vão ser produzidos por funcionários internos ou Inteligência Artificial? O objetivo é contratar uma agência de marketing ou freelancer? Tudo isso impacta nas finanças – e na qualidade dos seus conteúdos!

Cuidados ao Fazer o Seu Orçamento de Marketing

trabalhando em uma planilha de orçamento. Texto na imagem “7 Cuidados ao fazer um Orçamento de Marketing: Defina objetivos claros e mensuráveis. Estude os concorrentes e suas estratégias. Tenha uma reserva financeira. Considere o ciclo de vendas para investir mais quando ele estiver em alta. Monitore e analise os resultados. Ajuste o orçamento. Invista no que está dando certo.

Ao elaborar o orçamento de marketing, é fundamental tomar alguns cuidados e seguir recomendações que podem ajudar a maximizar a eficiência dos seus investimentos. Por isso, trouxemos algumas dicas de especialistas que trabalham com consultoria de marketing:

1. Defina Objetivos Claros

Antes de tudo, defina objetivos claros e específicos para suas ações de marketing. Assim você consegue direcionar os recursos para as iniciativas que realmente importam para o crescimento da empresa. 

Por exemplo: se a intenção é aumentar o número de visitantes em uma página do seu site, defina o número de visitas esperado em um determinado período de tempo. 

2. Faça uma Análise do Mercado 

Estude seu mercado e concorrentes para entender melhor quais estratégias de marketing são mais eficazes em seu setor, pois isso pode fornecer insights valiosos sobre onde investir seu orçamento. Mas não se esqueça: a análise dos concorrentes é útil para entender o cenário geral, não para definir ações específicas. Copiar outras empresas nunca funciona – sua estratégia precisa ser personalizada!

3. Priorize Canais de Alta Performance

Conforme você acompanha as ações de marketing definidas, mantenha um olhar atento sobre os dados coletados. A partir deles, passe a concentrar seus esforços nos canais de marketing que têm demonstrado melhor performance. Ou seja, esses dados e análises são importantes para identificar quais canais trazem mais retorno e merecem mais investimento.

4. Mantenha uma Reserva para Contingências

Sempre reserve uma parte do seu orçamento para imprevistos. Assim você terá flexibilidade para aproveitar oportunidades inesperadas ou lidar com desafios que possam surgir e impactar nas finanças.

5. Monitore e Ajuste o Orçamento Regularmente

O orçamento de marketing não é lei, é um guia. Ou seja, os planos podem mudar quando as circunstâncias e os contextos da empresa se modificam. Por isso, o orçamento deve acompanhar a mudança de planos e estratégia ao longo do ano.

Além disso, as ações que você previu no início do planejamento podem se sair melhor ou pior do que o esperado. Nesse caso, é interessante investir no que está funcionando e deixar de gastar com o que não rendeu. Como parte da sua gestão empresarial, monitore continuamente os resultados das suas campanhas e esteja pronto para fazer ajustes nas finanças, pois isso garante que seus recursos estejam sempre sendo usados da forma mais eficiente possível.

6. Considere o Ciclo de Vendas

Entenda o ciclo de vendas do seu produto ou serviço e ajuste seu orçamento de marketing de acordo. Em períodos de alta demanda, aliás, pode ser necessário investir mais em marketing para aproveitar as oportunidades de venda.

7. Invista em Capacitação

Não se esqueça de incluir no seu orçamento investimentos em capacitação e treinamento para sua equipe de marketing. Afinal, isso pode aumentar significativamente a eficiência e a eficácia das suas campanhas!

Exemplo de Orçamento de Marketing

Para ajudar você a começar, aqui está um exemplo simples de um orçamento de marketing. Este modelo pode ser adaptado às necessidades específicas da sua empresa.

1. Materiais Gráficos

  • Material de caixa: R$ 50.000 
  • Material de escritório: R$ 5.000
  • Material comerciais: R$ 5.000
  • Total: R$ 60.000 / ano

2. Publicidade Online:

  • Google Ads: R$ 120.000 
  • Meta Ads: R$ 60.000
  • Total: R$ 180.000 /mês

3. Agência de Marketing

  • Artigos de Blog e SEO: R$ 26.000 
  • Gestão de Redes Sociais: R$ 28.000
  • Total: R$ 54.000 / ano

4. Email Marketing:

  • Ferramentas de Automação: R$ 10.000
  • Criação de Campanhas: R$ 24.000
  • Total: R$ 34.000 /mês

5. Eventos e Feiras:

  • Participação em Eventos: R$ 17.000 / ano
  • Material Promocional: R$ 5.000 / ano
  • Total: R$ 23.000 / ano

6. Desenvolvimento de Site e Manutenção:

  • Criação e Manutenção: R$ 5.000 / ano

7. Consultoria:

  • Consultoria de Marketing: R$ 25.000  / ano

8. Sistemas e Ferramentas

  • Ferramentas de Análise: R$ 18.000
  • Total: R$ 18.000 / ano

10. Reserva para Contingências:

  • R$ 10.000 / ano

Total Anual: R$ 409.000

Planilha de Orçamento de Marketing Gratuita

Para que você mantenha esses dados organizados, facilitando o seu desdobramento em ações pontuais com orçamento definido, nada melhor do que colocar essas informações em uma tabela editável que servirá para o acompanhamento mensal do orçamento de marketing. Por isso, preparamos para você uma Planilha Gratuita de Orçamento Anual de Marketing. Faça o download através do formulário abaixo!

Baixe grátis o Modelo de Planilha em Excel para fazer o seu Orçamento de Marketing

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Como Usar Este Modelo

Se acaso você já tem uma estratégia de marketing definida para o período, ela é que dirá quais serão os canais e categorias mais importantes para esse ciclo. Um calendário de marketing também é um bom guia para te ajudar a pensar no orçamento. 

Se acaso você não quiser contar com a ajuda especializada de uma consultoria de marketing neste momento, pode ser uma boa ideia começar entendendo um pouco mais sobre marketing para pequenas e médias empresas e lendo sobre o poder da presença online. Aqui você também encontra um modelo de Planejamento Anual de Marketing!

Para fazer seu primeiro orçamento de marketing, depois de baixar o seu modelo de planilha (mas antes de começar a preenchê-lo) siga essas orientações:

  1. Adapte os Valores: Ajuste os valores de acordo com o tamanho da sua empresa e seu setor específico. Enquanto pequenas empresas podem precisar de um orçamento menor, empresas maiores podem necessitar de um investimento maior.
  2. Personalize as despesas: Adicione ou remova categorias conforme necessário. Ou seja, se você não participa de eventos, pode eliminar essa categoria e redistribuir o valor para outras áreas.
  3. Revisite Regularmente: Revise e ajuste seu orçamento regularmente para garantir que ele continua alinhado aos seus objetivos de negócios e às mudanças que acontecerão no mercado enquanto ele for posto em prática.

Comece a Trilhar seu Caminho

Elaborar um orçamento de marketing eficaz é uma parte fundamental do sucesso de qualquer gestão empresarial, especialmente para gestores e empresários que precisam cuidar das finanças e fazer cada real contar. Ou seja, com um orçamento bem planejado, você pode garantir que seus esforços de marketing sejam direcionados e eficientes, ajudando a alcançar seus objetivos de negócios de forma sustentável.

Mas não esqueça que o marketing é um investimento contínuo. À medida que sua empresa cresce e evolui, sua planilha do orçamento de marketing deve ser revisada e ajustada para refletir novas prioridades e oportunidades. Com as estratégias, as dicas e o modelo de planilha de orçamento trazidas neste artigo você estará no caminho certo para criar um orçamento de marketing robusto e eficaz. Se acaso você quiser dar um passo a mais e contar com um plano de marketing especializado, que utilize seus pontos fortes, foque nos seus objetivos de negócio e direcione seus investimentos para trazer resultados, contrate a consultoria de marketing!

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