Planejamento Estratégico: o que é e como fazer
Gerenciar a própria empresa requer uma profunda análise dos diversos cenários e a escolha correta das estratégias que serão utilizadas. Para ter sucesso em um mercado competitivo, a empreendedora precisa identificar oportunidades e fugir de ameaças. E isso só é possível com planejamento.
Se as empresas que planejam bem e avançam no caminho certo sofrem durante o processo, imagine o que acontece com as que não se planejam! Muitas empresas acabam decretando falência por falta de organização, ausência de planos estratégicos e metas, má administração das finanças, falhas nos processos de trabalho e improviso em suas ações.
A falta de planejamento é a segunda maior causa de mortalidade de empresas. O atual ambiente empresarial não aceita mais amadores nem pessoas que não saibam planejar seus negócios. Para atingir o sucesso é preciso obstinação, perseverança, persistência e, principalmente, planejamento!
Segundo Philip Kotler – autor de mais de 150 artigos e 55 livros –, planejamento estratégico é a metodologia que permite à empresa estabelecer a direção que seguirá, com o objetivo de interagir de forma bem-sucedida com o ambiente.
Como fazer um planejamento estratégico
Para fazer um bom planejamento, é preciso seguir algumas etapas:
Análise do ambiente
O ponto de partida para o processo de planejamento estratégico está no ato de analisar o ambiente interno da empresa, entendendo o estado atual e o estado futuro desejado, e o ambiente externo, como as oportunidades e ameaças.
A análise do ambiente consiste na definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa que afetam a mesma no cumprimento da sua missão.
Norteadores estratégicos
Com a clareza da situação atual, o próximo passo para o planejamento estratégico é fazer um alinhamento sobre a estratégia da empresa.
Na prática, é primordial é chegar a um acordo sobre quais os norteadores estratégicos da empresa: missão, visão e valores.
Missão: o que a empresa faz e qual o propósito
Visão: o sonho da empresa, aonde ela quer chegar
Valores: o que a empresa não abre mão na tomada de decisões
Objetivos estratégicos
A definição dos objetivos é consequência da etapa anterior, já que, de acordo com as condições internas e externas, pode-se definir o caminho que a empresa irá seguir para a concretização da sua missão e alcance da visão.
Cada objetivo deverá ser mensurado por um indicador de desempenho, o qual terá uma meta definida. Os objetivos devem ser mais amplos e qualitativos, enquanto os indicadores (vinculados a objetivos), definem como cada objetivo será medido e terão sua respectiva meta.
Planos de ação
Com a clareza de objetivos e metas, devem ser estabelecidos os planos de ação. Ou seja, essa é a etapa de definir o que será feito para atingir os resultados.
O plano de ação é o conjunto de atividades que precisam ser realizadas para a estratégia se concretizar. Ele não pode ficar apenas no papel ou na cabeça dos empreendedores, mas deve ser praticado no dia a dia do negócio.
Controle
Por fim, e não menos importante, o exercício de planejamento estratégico deve considerar como será feita a etapa de controle da gestão. Ou seja, devem ser definidas como serão as reuniões de acompanhamento para controle de indicadores, plano de ação e resultados financeiros. Esse é o momento de avaliar o que está funcionando ou não, e também fazer as adaptações necessárias.
É importante, nesta etapa, também considerar como e quando o planejamento será revisto. Nossa sugestão é revisar a parte estratégica em um ano, e os planos de ações, metas e orçamento, a cada três meses.
Conclusão
Nunca esqueça que o hábito de planejar é tão importante quanto o de executar o que foi planejado. De nada adianta fazer planos maravilhosas se você não colocar tudo em prática. Tenha isso em mente e o sucesso da sua empresa será cada vez maior.