Como ser uma empreendedora de alta performance sem surtar!
Um negócio próspero precisa de uma empreendedora de alta performance. São tantas demandas que muitas vezes achamos que não vamos dar conta. Mas pra tudo existe solução e você não pode esquecer que ninguém é perfeita. Alguns dias serão melhores e outros nem tanto. Isso faz parte.
Mas nós, como donas de empresas, queremos resultados sim. Por isso, se você quer potencializar seus resultados sem surtar, esse conteúdo vai ser muito valioso!
O que é alta performance?
Alta performance é a capacidade de obter resultados acima da média por um longo período de tempo. É a capacidade de realizar muito, de forma constante. Tem a ver com pensamentos, comportamentos, atitudes e objetivo. Atingir bons resultados, estar disposta a melhorar constantemente, inspirar as pessoas ao seu redor, superar expectativas e estar acima da média.
A alta performance abre caminhos para conquistar tudo que você sempre desejou.
Os pilares da alta performance
Pilar é aquilo que dá sustentação, por isso considero que os pilares da alta performance são: Foco, Disciplina, Planejamento e Gestão do tempo.
Foco:
Nitidez, direcionamento, a habilidade de definir objetivos e fazer escolhas que estejam alinhadas a eles. Foco é aquilo que precisa ter quando se tem um objetivo claro a cumprir. Foco também é saber dizer não.
Disciplina:
Fazer o que precisa ser feito. Ter disciplina não significa viver se cobrando ou ser restritiva. Quer dizer ter autocontrole, que é um sinal de força interior e controle de si mesma, o que inclui suas ações e reações sobre o que acontece ao seu redor.
Planejamento:
Planejar é definir o caminho até a vitória. Está relacionado com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo, um passo a passo. Nunca esqueça que uma ideia sem um plano é só um sonho.
Gestão do tempo:
Gerenciar o tempo é a habilidade de fazer escolhas. A sensação de falta de tempo é efeito das escolhas que você faz. Todas nós temos 24h por dia, por isso cabe a nós decidir o que fazer com elas e saber priorizar o que realmente merece nosso tempo.
Jornada em direção a alta performance: 10 ações práticas
Agora que você já entendeu os princípios básicos, vamos às 10 ações práticas para você ter alta performance sem surtar:
Busque autoconhecimento:
Conheça seus valores e crenças, pontos fortes e pontos a melhorar, o que te faz bem e o que não faz, o que te trava e o que te impulsiona. Conhecer a si mesma é essencial.
Defina seus objetivos e metas:
Estabeleça o que quer e onde quer chegar, registre tudo e deixe em local visível e não só na cabeça. Lembre-se de ser específica e definir prazos para essas decisões.
Adote o aprendizado contínuo:
Esteja sempre buscando conhecimento, seja autodidata e em constante atualização. Esteja atenta às habilidades a serem desenvolvidas. Isso gera confiança e autoestima, querer ser melhor que ontem, um pouco de cada vez.
Seja auto responsável:
Assuma a responsabilidade pelos seus resultados e sua vida. Tenha a habilidade de fazer suas próprias escolhas e não precisar de alguém cobrando, seja autogerenciável: É daqui que vem a motivação, ela é intrínseca.
Desenvolva a habilidade de planejar:
Saiba o que precisa ser feito, desenvolva um plano que te ajude a chegar onde deseja, desenhe o seu passo a passo. Isso vai gerar muita clareza e confiança.
Saiba gerenciar a sua rotina:
Faça as escolhas certas com o tempo que você tem, saber priorizar é essencial.
Seja adaptável:
Desenvolva a capacidade de se adequar a novas situações, agir sob pressão e modificar suas estratégias de acordo com imprevistos. Saiba que planos foram feitos para serem adaptados. Adaptabilidade também tem a ver com criatividade para solucionar problemas de maneira criativa e inovadora.
Tenha disciplina:
Disciplina é fazer o que precisa ser feito, persistir, trabalhando focada no atingimento das suas metas. Lembre-se de fazer escolhas pensando nos benefícios futuros e não no prazer imediato.
Desenvolva a resiliência:
Saiba lidar com momentos difíceis, aprender com os erros e não desistir. Saber lidar com o não e a frustração.
Cuide de você:
Aprenda a descansar, a tirar um tempo pra você e fazer as coisas que você gosta. Isso vai ajudar a recarregar as energias e manter a motivação.
Depois de conhecer essas 10 ações da jornada em busca da alta performance sem surtar, é hora de agir! Mas, não queira resolver tudo de uma só vez. Vá melhorando aos poucos, fazendo pequenos ajustes, aprenda a apreciar o processo.
Que tal dar o primeiro passo agora mesmo? Escolha uma ação e coloque-a em prática. E que a sua jornada seja incrível!