Business Model Canvas: Significado e Benefícios da ferramenta empresarial
O Business Model Canvas, também chamado somente de Canvas, é uma ferramenta para elaboração de modelos de negócios. Em poucas palavras, um modelo de negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor de uma empresa. Principalmente em momentos de incertezas de como inovar, a utilização dessa ferramenta ajuda a entender qual valor deve-se gerar, para quem e como.
É importante ressaltar que o Canvas pode ser utilizado tanto para iniciar um novo negócio, quanto para analisar e estruturar aqueles que já estão em andamento. É uma ferramenta de gestão que organiza e define ideias, ou seja, mostra como a empresa roda.
O modelo facilita a visualização ampla e sistêmica do negócio, de maneira simples e visual. O esquema gráfico simplifica a visualização, de modo que qualquer pessoa consiga entendê-lo. Afinal, é bem mais fácil compreender um mapa ilustrado que um relatório cheio de termos técnicos, não é mesmo?
Na prática, a ferramenta consiste em um quadro que é composto por blocos nos quais estão apresentados os nove fatores-chave de um empreendimento: parceiros-chave, atividades-chave, recursos-chave, proposta de valor, relacionamento, canais, segmentos de clientes, estrutura de custos e fontes de renda.
Como usar o Business Model Canvas
Ao montar o Business Model Canvas, você deve seguir a ordem que elencada abaixo:
1) Proposta de Valor
Qual problema a sua empresa resolve? Quais são os resultados e benefícios que o seu produto ou serviço gera? As pessoas se sentem mais felizes após consumi-lo? Elas suprem uma necessidade fundamental em suas vidas? Estão à procura de preço baixo, conveniência ou status e conquistam isso por meio do consumo?
2) Segmento de clientes
Quem é o seu público-alvo (ou públicos-alvo, já que uma organização pode ter vários perfis em vista)? Estudantes universitários, pais de família, executivos? Considere informações socioeconômicas, localização geográfica perfil, e outras características do tipo.
3) Canais
Como o seu público-alvo adquire o seu produto ou serviço? Em supermercados, shoppings, lojas de rua ou pela internet?
4) Relacionamento com clientes
Quais são os canais de relacionamento com o seu público-alvo? Além dos pontos de venda físicos (se houver), a marca está ativa nas redes sociais? Oferece atendimento pelo WhatsApp ao consumidor?
5) Atividades chave
Quais são as principais atividades para você entregar a proposta de valor? Vendas mais rápidas, serviços mais eficientes, eventos para aproximar público e marca?
6) Recursos chave
Quais são os recursos disponíveis para entregar a proposta de valor? Será necessário investir em equipamento, treinar pessoal ou desembolsar grana para uma campanha de marketing mais forte?
7) Parceiros chave
Há alguma parceria que possa ser estratégica para o seu negócio? Por exemplo, um fornecedor que consiga insumos mais baratos, ou que eleve a qualidade do produto final?
8) Estrutura de custos
Quais são os principais custos para produzir e entregar seu produto ou serviço? Matéria-prima, energia elétrica, equipe, impostos, frete… Tudo conta!
9) Fontes de receita
Quanto e como os clientes pagarão pelo que você oferece? Representa o dinheiro que sua empresa vai gerar através da venda do seu produto e serviço, e também as formas com que você irá capturar esse valor.
Preenchendo adequadamente os quadros do Business Model Canvas, você terá uma compreensão bastante ampla do seu negócio. Com esse mapeamento visual, a empresa terá mais clareza e tenderá a não perder o foco.