7 Estratégias para Superar a Concorrência

Superar a concorrência é um dos principais desafios de qualquer negócio. Ninguém quer ficar para trás, não é mesmo? Principalmente porque não existe uma fórmula mágica para isso: é essencial desenvolver estratégias que façam a sua empresa se destacar. E isso varia de acordo com o nicho que a sua empresa atua. Nem tudo é aplicável para todo mundo.

Mas antes de começar a falar sobre as estratégias em si, quero fazer uma ressalva. Estar de olho na concorrência é uma prática de gestão útil e não tem nada de errado nisso. No entanto, nunca deixe de colocar a sua própria essência na sua empresa. Aqui o objetivo é que você olhe para a concorrência com a intenção de agir e se diferenciar, e não para se frustrar e paralisar, ok?

As principais vantagens de se acompanhar a concorrência são o fato de não ser pego desprevenido e estar atento aos movimentos do mercado!

Vamos à prática então? Confira 7 estratégias para aprender a lidar com os concorrentes de forma positiva e superar os desafios.

1- Identifique e analise seus concorrentes

Primeiramente, você precisa identificar quais empresas do seu nicho de mercado concorrem com o seu produto ou serviço. Faça uma lista dos concorrentes e um Raio-X deles. Elabore um relatório reunindo informações operacionais e estratégicas dos seus concorrentes. O que oferecerem, pontos fortes, pontos fracos, preços praticados, posicionamento e tudo que você considerar relevante.

2- Conheça o seu público-alvo

Conhecer bem o seu público-alvo é indispensável. O público-alvo é um grupo de pessoas para quem a sua empresa tem mais probabilidade de vender. Ele é definido a partir de informações sociais, demográficas e de interesses dos consumidores.

Para defini-lo entenda qual o impacto será gerado pela solução que sua empresa vende na vida dos consumidores. Ou seja: qual a transformação que esse produto ou serviço irá entregar aos clientes.

A partir do entendimento do como o seu produto/serviço atende as necessidades ou desejos do cliente, complemente com pesquisas no seu mercado de atuação. Considere os fatores sociais e culturais. É possível usar ferramentas e relatórios de institutos de pesquisas para ter uma informação ampla.

Por fim, delimite o seu público-alvo com informações sobre gênero, faixa etária, escolaridade, faixa de renda, interesses, localizações e etc.

3- Construa uma proposta única de valor

A proposta única de valor estabelece o diferencial competitivo de uma empresa perante a concorrência. Ela é composta pelo valor entregue ao cliente a partir dos produtos e serviços. O objetivo é satisfazer necessidades e desejos do consumidor, resolvendo os problemas que ele apresenta, e ser a primeira opção dele na hora da compra.

A proposta de valor é, basicamente, o diferencial da empresa no mercado. É um recurso importante nos negócios, pois deixa claro para o consumidor por que ele deveria comprar de você, e não do concorrente.

E para aproveitar ao máximo, você deve transmitir essa mensagem para o consumidor de forma clara, transparente e com linguagem adequada.

4- Agregue valor ao seu produto/serviço

Ter um bom produto e vendê-lo a um preço atraente já não é o bastante: é preciso que ele represente algum conceito, posicionamento ou que traga status ao consumidor. Esse conceito já era aplicado normalmente a produtos para o mercado de luxo, mas agora esta é uma demanda importante para todas as classes.

Agregar valor ao seu produto ou serviço significa não apenas vendê-lo, significa oferecer inovação, valores, diferenciação, qualidade e satisfação do cliente, ou seja, mostra que ele vale o quanto custa. Aqui vão algumas dicas para isso:

  • Envie um brinde com o produto adquirido;
  • Desenvolva uma embalagem diferenciada;
  • Invista em programa de fidelidade;
  • Ofereça uma verdade experiência de compra;
  • Invista em ações de branding.

5- Invista em um atendimento diferenciado

Um atendimento diferenciado de verdade é aquele que entrega o que o cliente precisa, mas também surpreende. É aquele atendimento que consegue oferecer ao consumidor o que ele quer antes mesmo dele saber que quer!

O atendimento ao cliente visa oferecer um serviço excepcional que faz com que o cliente se sinta valorizado e respeitado. Quando você consegue, de fato, oferecer um atendimento diferenciado, será muito mais provável que você se destaque da concorrência. Terá uma reputação positiva para os futuros clientes e incentivará os clientes atuais a comprar novamente da sua empresa.

6- Busque sempre pela inovação

Quem não inovar e se adaptar rapidamente, certamente em pouco tempo desaparecerá. Por isso, é preciso saber como inovar na empresa para não perder seu lugar no mercado. Sempre há como melhorar algum produto ou processo e observar o que o mercado faz é uma alternativa para se aprimorar.

O conceito de inovação é fazer algo novo (uma nova ideia, um novo produto, serviço, etc), ou algo já conhecido, mas de uma maneira diferente (inovadora). Inovação requer criatividade e coragem para traçar um caminho que ninguém traçou antes.

Seja um novo serviço a ser prestado, um produto novo a ser vendido, um jeito diferente de atender os clientes, de fazer promoções, uma maneira nova de treinar a equipe, enfim, tudo está apto a ser inovado, e assim, será melhorado!

7- Estabeleça seu processo de vendas

Um processo de vendas é um conjunto de ações e procedimentos adotados pela equipe comercial de uma empresa. O negócio que utiliza esse conjunto de atividades alcança mais eficiência e autonomia do seu time, previsibilidade nas vendas e possibilidade de escalar o negócio.

Vender não é um dom, é técnica. E por isso desenhar um bom processo de vendas e ter um padrão de atendimento vai possibilitar melhores resultados pra sua empresa.

Na prática, o processo de vendas é um conjunto de ações, procedimentos e atividades que podem envolver todas as etapas da venda, desde a atração do cliente até o relacionamento com quem já é cliente. Tudo se inicia com a captação de leads, rotina de contato, scripts de venda, apresentação do produto/serviço até o pós-venda.

Estabelecendo um processo de vendas, você terá condições de ter previsibilidade no seu negócio. Quando sua empresa aplica um processo nas vendas, é possível identificar o que está funcionando ou não e fazer as melhorias necessárias.

Gostou do conteúdo? Então comece agora mesmo a colocar em prática essas estratégias que vão ajudar você a superar a concorrência.