Missão, Visão e Valores da Empresa: O Que significa e Por que são Essenciais!

Muitas empresárias ainda acham que ter missão, visão e valores é bobagem. Mas esse conjunto que chamamos de Norteadores Estratégicos só é inútil se você não souber utilizá-los. Por exemplo, deixá-los no fundo da gaveta ou pendurados em um quadro na parede que ninguém olha tem pouquíssima utilidade para a empresa chegar onde se espera. Por isso, neste artigo vou te ensinar como definir a missão, a visão e os valores e usá-los para obter melhores resultados na sua empresa! Vamos lá?

Norteadores estratégicos são essenciais para a tomada de decisão!

É olhando para eles que você vai decidir sobre quais caminhos percorrer, analisando se esses caminhos estão alinhados com o que você definiu na Missão, Visão e Valores da sua empresa. Não existe estratégia ou gestão se não houver clareza sobre os Norteadores Estratégicos. Eles são uma ferramenta extremamente relevante para qualquer negócio.

Sendo assim, uma empresa que possui Norteadores Estratégicos tem a vantagem de ter a sua base estratégica bem construída o que vai contribuir para todos os setores do negócio. Afinal, você não quer construir seu castelo na areia movediça, não é mesmo?  Os norteadores, como o próprio nome diz, vão nortear todas as tomadas de decisões estratégicas, proporcionando o que chamamos de alinhamento estratégico.

Consequências de Não ter Missão, Visão e Valores Definidos

As consequências de NÃO TER norteadores estratégicos inclui a falta de clareza da gestão na tomada de decisões, ausência de uma estratégia ou caminho para chegar nos objetivos, andar em zigue-zague – arrastada por ideias novas ou modismos – que não contribuem para bons resultados, ter uma equipe desalinhada e certamente algumas perguntas importantes para a tomada de decisão no dia-a-dia irão gerar muitas dúvidas e insegurança. O resultado é o aumento do risco do negócio e comprometimento dos resultados.

A diferença entre ter e não ter norteadores estratégicos (missão, visão e valores) definidos é a direção em que se movimentam os projetos da empresa.

O Significado de cada Norteador Estratégico

O que é Missão?

É a razão de existir da empresa. Delimita sua área de atuação frente a todas oportunidades de negócio possíveis no seu mercado de atuação.

O que é Visão?

Determina o lugar onde a empresa quer chegar. É o sonho grande, aquilo que motiva a empresa. A visão ainda ajuda a definir as metas e orientar as decisões estratégicas.

O que são Valores?

São o conjunto de convicções de uma empresa, ou seja, são princípios ou padrões sociais adotados pela empresa. Eles revelam o que é inegociável na tomada de decisões – os valores que todos os colaboradores devem ter e demonstrar diariamente.

Como definir os norteadores estratégicos

Mas na prática, como fazer tudo isso?

O primeiro passo é utilizar algumas perguntas norteadoras para dar mais clareza. Caso você tenho um sócio ou sócia, devem fazer isso juntos:

  • Por que esse negócio foi criado?
  • No que acreditamos que serviu de base para construirmos nossa oferta?
  • O que nós fazemos muito bem?
  • O que não fazemos ou não deveríamos fazer?
  • Como nosso produto/serviço atende os principais públicos do negócio?
  • Aonde queremos chegar enquanto empresa?
  • Qual é o nosso grande sonho?
  • Quais os valores que não abrimos mão?

O segundo passo é, a partir das respostas, entender quais os elementos principais que precisam aparecer em cada um dos Norteadores Estratégicos, ou seja, o que é mais relevante. Depois disso, com os elementos definidos, chegamos na etapa de construção das frases. Aqui é importante ter em mente que menos é mais. Frases concisas e claras certamente serão mais poderosas na definição estratégica como um todo.

O terceiro passo é disseminar os Norteadores Estratégicos criados para todos os colaboradores da empresa. Todos precisam conhecer e, principalmente, entender o que eles significam. Apresente, debata, leve para as reuniões de equipe, coloque no seu site, nas apresentações para clientes, enfim, os Norteadores Estratégicos precisam fazer parte do dia-a-dia da empresa.

Lições deste artigo:

  • Não existe forma de fazer uma boa gestão sem norteadores estratégicos. 
  • Cada um dos norteadores – missão, visão e valores – faz com que a empresa tome melhores decisões e tenha mais clareza. 
  • Norteadores Estratégicos contribuem para que toda a equipe trabalhe de forma alinhada em prol de um único objetivo.
  • Norteadores são úteis para empresas de qualquer tamanho – desde a empresa que está começando até para empresas com muitos anos de mercado.

Vamos colocar em prática?

Agora que você já entendeu a importância dos Norteadores Estratégicos e sabe como fazer, é hoje de colocar a mão na massa! No artigo, você já tem um passo a passo para começar a rascunhar os norteadores, debater e definir com os seus sócios e líderes.

Mas se você ainda sente dificuldade de fazer essas definições sem assessoria, a Lá Vai Ela pode ajudar! Fale comigo no WhatsApp e vamos juntas encarar esse desafio em busca de melhores resultados!