Indicadores de desempenho para medir os resultados da sua empresa

Quando você está com algum problema de saúde e procura um médico, ele geralmente vai te passar alguns exames para poder ter dados para dar seu diagnóstico e um possível tratamento. Já quando você precisa construir uma casa e procura um engenheiro, ele vai fazer cálculos para definir a quantidade e espessura das vigas e pilares. Isso vai fazer com que a sua casa seja segura e não desabe.

As decisões desses profissionais e de muitos outros são tomadas com base em dados e informações. E isso também deve acontecer na sua empresa! Trabalhar com números no empreendedorismo é fundamental.

Faz parte da gestão de uma empresa analisar sua performance e monitorar a evolução dos resultados. E para isso usamos indicadores de desempenho, que são ferramentas que quantificam a performance da empresa, ou seja, nos mostram se ela está atingindo seus objetivos não, se está no caminho certo ou não.

Além de fundamental para nortear a tomada de decisão, acompanhar indicadores é também uma oportunidade de conhecer melhor a saúde de uma empresa. Existe uma máxima no mundo dos negócios que diz que o que não é medido não é gerenciado. Por essa perspectiva, podemos confirmar a importância de medir os principais resultados de uma empresa e usá-los como base na tomada de decisão.

Exemplos de Indicadores de Desempenho Empresariais

A definição e a análise de cada indicador devem estar ligadas à estratégia da empresa, mas abaixo seguem algumas sugestões:

– Lucratividade: Vender muito não é sinônimo de ter lucro, por isso esse indicador é importante. Ele avalia a relação entre o lucro e as vendas da empresa.

– Ticket médio: Representa o valor médio das vendas da empresa. Envolve o faturamento total de um período dividido pela quantidade de vendas realizadas durante o mesmo período.

– Satisfação de clientes: Ter clientes satisfeitos é premissa básica para um negócio de sucesso. Uma pesquisa de satisfação é o método para coletar esse tipo de indicador.

– Turnover: Indicador relacionado à gestão da equipe de colaboradores da empresa. Ele mensura o número de admissões e demissões de profissionais em um determinado período.

– Conversão: Avalia a eficácia das estratégias de vendas. É mensurada pela quantidade de oportunidades de vendas em relação aos negócios que são, de fato, fechados.

Esses são alguns exemplos, no entanto, para escolher os indicadores de desempenho mais relevantes para a sua empresa, é preciso verificar quais são as demandas atuais e as estratégias definidas.

Através dos indicadores de desempenho, é possível identificar falhas que prejudicam o alcance dos objetivos da empresa. E a partir disso, decidir quais medidas tomar para melhorar esses indicadores.

Tomar decisões com base no achismo é uma péssima forma de gerenciar uma empresa. Por isso, saber mensurar os resultados obtidos é essencial.