Análise SWOT: Ferramenta para Tomada de Decisões Empresariais

A Análise ou Matriz SWOT (ou em português, Análise ou Matriz FOFA) é uma ferramenta que pode ajudar você e a sua empresa a tomarem melhores decisões. As oportunidades são inúmeras, os desafios constantes e, muitas vezes, fica difícil entender com clareza qual o melhor lugar para se direcionar a energia de execução.

Utilizar a Análise SWOT pode ser uma grande vantagem para a sua empresa. Ela é capaz de trazer diferentes insights, uma vez que proporciona uma visão bastante sistêmica considerando tanto fatores internos quanto externos. Além disso, sua utilização traz um maior nível de segurança e embasamento para a tomada de decisão.

Mas, o que é Análise SWOT?

A Análise SWOT é uma ferramenta que tem como objetivo analisar o ambiente no qual um negócio está inserido. É uma maneira prática e visual de enxergar o cenário atual, ou seja, a situação na qual a empresa está no momento. Envolve a análise do ambiente interno e externo, ou seja, dentro e fora da empresa.

E como fazer uma análise SWOT?

A seguir vamos entender como fazer cada etapa da Análise SWOT.

1 AMBIENTE INTERNO:

O ambiente interno se refere a tudo que a empresa tem controle, são os fatores gerenciáveis. Para fazer essa análise considera-se as características do negócio e da equipe, indicadores de desempenho, recursos, entre outros fatores. Nesta etapa, analisamos as forças e fraquezas da empresa.

FORÇAS (STRENGTHS): 

São os pontos positivos do negócio, as vantagens internas. 

Para preencher o quadro das forças, considere as seguintes perguntas:

  • Quais são os pontos fortes da empresa?
  • Quais são as condições, competências e características favoráveis?
  • O que funciona bem?
  • Quais resultados nos diferenciam e/ou fortalecem?
  • O que a empresa apresenta de diferencial em relação aos concorrentes?
  • Quais são as qualidades que a equipe e clientes percebem?
  • Quais são os recursos especiais que estão à disposição?
  • Quais são os diferenciais da nossa equipe?
  • Quais de nossos produtos fazem mais sucesso?
  • Somos reconhecidos no mercado por algum motivo especial?

FRAQUEZAS (WEAKNESSES):

São os pontos negativos do negócio, as desvantagens internas. 

Para preencher o quadro das fraquezas, considere as seguintes perguntas:

  • Quais são os pontos fracos internos? 
  • Quais são as deficiências, ineficiências e condições desfavoráveis? 
  • O que definitivamente não funciona? 
  • Quais são os erros e as dificuldades?
  • Quais lacunas e fraquezas podem ser encontradas na empresa em comparação à concorrência?
  • De que maneira a equipe e a relação com os clientes poderiam melhorar?
  • Como é a qualificação das pessoas na organização?
  • Quais são as reclamações mais frequentes?
  • Qual motivo mais contribui para a perda de vendas?

2 AMBIENTE EXTERNO:

O ambiente externo se refere a tudo que a empresa não possui controle, ou seja, não é possível alterá-lo diretamente. Nesta etapa, analisamos as oportunidades e ameaças do ambiente. Para fazer essa análise, considera-se o cenário político, econômico, social, tecnológico, legal, além da concorrência.

OPORTUNIDADES (OPPORTUNITIES): 

São os fatores externos que podem influenciar positivamente o negócio, ou seja, os aspectos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. 

Para preencher o quadro de oportunidades da Análise SWOT, considere as seguintes perguntas:

  • Quais são as oportunidades que o mercado apresenta? 
  • Quais são as demandas que podem ser supridas? 
  • Qual é o tamanho do mercado? 
  • O que pode facilitar o crescimento? 
  • Existem linhas de crédito disponíveis?
  • Como podemos agregar mais valor aos nossos produtos e/ou serviços?
  • Quais são os hábitos, desejos e objetivos dos nossos clientes?
  • Que tendências estão em alta em nosso setor?
  • Quais condições políticas, econômicas ou sociais podem ser favoráveis?
  • Existem novidades tecnológicas às quais podemos aderir?
  • Quais influências climáticas ou sazonais podem ser favoráveis?

AMEAÇAS (THREATS): 

São os fatores externos que podem influenciar negativamente no negócio, ou seja, os aspectos negativos e com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa. 

Para preencher o quadro de ameaças do ambiente externo, considere as seguintes perguntas:

  • Quais são as desvantagens externas? 
  • O que se coloca no caminho da empresa? 
  • Como se caracteriza a concorrência? 
  • As margens são baixas? 
  • Surgiu uma solução mais inovadora no mercado?
  • Quais tendências podem nos prejudicar?
  • Quais condições políticas, econômicas ou sociais podem ser desfavoráveis?
  • Quais tendências de consumo podem nos influenciar negativamente?
  • Existem regulamentações e requisitos legais que podem dificultar nosso negócio?
  • Existem produtos ou serviços que possam ameaçar nossa existência?

Como usar a Análise SWOT para tomar decisões estratégicas

Na prática, após essa reflexão, organize as informações na Matriz SWOT, preenchendo os quatro quadrantes, com as forças, fraquezas, oportunidade e ameaças, a fim de facilitar a visualização.

Uma vez que você preenche os quadrantes da ferramenta, é possível realizar cruzamentos entre eles para entender qual a melhor estratégia a ser adotada para o seu negócio. Bem como, a identificação das lacunas torna mais simplificado o exercício de priorização acerca de quais ações devem ser realizadas de forma prioritária.

Hora de Entrar em Ação!

A análise SWOT é uma ferramenta que faz parte da Consultoria de Planejamento Estratégico. Você quer ajuda para fazer a Análise SWOT? Entre em contato pelo whatsapp.